Edited, memorised or added to reading list

on 09-Feb-2021 (Tue)

Do you want BuboFlash to help you learning these things? Click here to log in or create user.

Flashcard 6230816984332

Question
Discorra sobre gelo seco.
Answer

Gelo-seco é o nome popular para o dióxido de carbono solidificado ao ser resfriado a uma temperatura inferior a -78 °C. Ao ser aquecido na pressão atmosférica, torna-se imediatamente gás de dióxido de carbono, sem passar pelo estado líquido (processo conhecido por sublimação). O estado líquido só pode existir numa pressão superior a 5 atmosferas. Se o ar quente sopra sobre o gelo-seco, forma-se uma nuvem branca densa que permanece ao nível do chão, efeito às vezes utilizado no teatro. O gelo-seco também é usado como recurso de refrigeração.

Descrição [ editar | editar código-fonte ]

À medida que o gelo-seco aquece, ele transforma-se em dióxido de carbono gasoso - e não em líquido. A temperatura muito gelada e a característica de passar diretamente para o estado gasoso (característica também conhecida como sublimação) fazem do gelo-seco uma excelente opção para refrigeração. Por exemplo, se você quer atravessar de um ponto a outro do Brasil com uma carne (ou outro produto) congelada, você pode cobri-la com gelo-seco. O produto ficará congelado a viagem inteira até chegar ao destino - e nada ficará molhado, diferente do que aconteceria se fosse usado gelo normal (à base de água). Muitos já estão familiarizados com o nitrogênio líquido, que ferve a -196 °C. O nitrogênio líquido é de difícil manuseio (por ser líquido).


statusnot learnedmeasured difficulty37% [default]last interval [days]               
repetition number in this series0memorised on               scheduled repetition               
scheduled repetition interval               last repetition or drill
Gelo seco – Wikipédia, a enciclopédia livre
ntes. Ajude a inserir referências. O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico) (Maio de 2011) Estrutura química do cristal de gelo-seco. <span>Gelo-seco é o nome popular para o dióxido de carbono solidificado ao ser resfriado a uma temperatura inferior a -78 °C. Ao ser aquecido na pressão atmosférica, torna-se imediatamente gás de dióxido de carbono, sem passar pelo estado líquido (processo conhecido por sublimação). O estado líquido só pode existir numa pressão superior a 5 atmosferas. Se o ar quente sopra sobre o gelo-seco, forma-se uma nuvem branca densa que permanece ao nível do chão, efeito às vezes utilizado no teatro. O gelo-seco também é usado como recurso de refrigeração. Descrição[editar | editar código-fonte] À medida que o gelo-seco aquece, ele transforma-se em dióxido de carbono gasoso - e não em líquido. A temperatura muito gelada e a característica de passar diretamente para o estado gasoso (característica também conhecida como sublimação) fazem do gelo-seco uma excelente opção para refrigeração. Por exemplo, se você quer atravessar de um ponto a outro do Brasil com uma carne (ou outro produto) congelada, você pode cobri-la com gelo-seco. O produto ficará congelado a viagem inteira até chegar ao destino - e nada ficará molhado, diferente do que aconteceria se fosse usado gelo normal (à base de água). Muitos já estão familiarizados com o nitrogênio líquido, que ferve a -196 °C. O nitrogênio líquido é de difícil manuseio (por ser líquido). Gelo-seco sofrendo sublimação. Todos estamos familiarizados com o comportamento dos estados físicos da água. Sabemos que ao nível do mar, a água se congela a 0 °C e ferve a 100 °C. Mas,